A beleza negra é brasileira tbm!

Por Fernanda Guimarães

Foto:Dewis Caldas/CUFA MT

A população brasileira é caracterizada pela miscigenação, com grande variedade de tipos, tons e cores. Com pitadas africanas, latinas, européias e indígenas chegamos a um tipo único: os negros brasileiros. Eles têm estilo, atitude e o principal, identidade.
Com características bem marcantes e peculiares, os afro-brasileiros chamam atenção por onde passam, seja pelo rebolado sensual da neguinha ou pela virilidade do negão. Uma beleza tão invejada quanto discriminada pela sociedade.
Na moda, a maioria das negras brasileiras não se enquadra no perfil ainda dominado pela ditadura da magreza. Profissionais abusam da maquiagem na tentativa de afinar narizes e diminuir lábios; cabelos afro-naturais na passarela só em desfiles com temas africanos. Tentam suavizar traços que devem ser não só assumidos como valorizados.
Para isso, é necessário que existam produtos especializados para seu tipo de pele, cabelo e corpo.  Um mercado segmentado que, mesmo em constante crescimento, ainda está muito longe de atender às necessidades dessas pessoas que, atualmente, representam quase 70% da população brasileira.
Mas esse quadro já está mudando, mesmo que lentamente. Na moda brasileira está sendo discutida uma reformulação na numeração dos manequins, adequando as peças às medidas de cada parte dos corpos de cada um. Isso quer dizer que se a cliente tiver cintura fina e bumbum grande, ela não terá mais dificuldades em achar a calça ideal, porque as medidas das peças seriam quase personalizadas.
O mesmo tem acontecido gradualmente com os produtos de beleza. Cada vez mais a indústria de cosméticos investe em produtos exclusivos para negras, adaptados a cada tipo de pele e cabelo. Dando às negras a possibilidade de simplesmente não querer fazer a escova da moda, optando por usar seu cabelo cacheado, armado, trançado... lindo e muito bem tratado.
Porque nós não temos que se adaptar a padrão de beleza algum, nós temos o nosso próprio estilo, a nossa própria identidade estética e cultural.  Cada beleza é única e o Brasil tem todas elas, mas com características bem particulares que fazem a nossa essência a marca registrada da mulher brasileira.

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