A Lei de Lavoisier impera nos tempos atuais!

Nada se cria, tudo se transforma! É com essa frases que um grande cientista personifica nossas atitudes hoje, em pleno século XXI, quem nunca comeu um pudim de pão? Um bolinho de arroz? Então nossas mães lá na nossa infância já sabia muito bem o que fazer com aqueles alimentos que enchiam a geladeira de pequenas  marmitinhas, um pouquinho de arroz, um resto de molho, tudo virava comida nova com a adição de alguns ingredientes.
Hoje mais do que nunca o termo reaproveitamento de alimentos deve ser usado, o mundo consome muito mais do que deve e 30% de tudo isso vai parar em lixões ou aterros sanitários, onde lá, alimentam outras famílias, de forma precária, mas alimentam. E você ao invés de jogar fora as sobras, pode muito bem transforma-las em outros alimentos saborosos, ou mesmo talhos, folhas, cascas que vão pro lixo podem virar ótimas combinações no seu dia a dia.
Vamos às cascas: secas, as cascas de maçã, abacaxi, laranja e limão ficam ótimas com chá, no caso das de abacaxi, você pode coloca-las junto com a polpa quando for fazer o suco, além de ricas em fibras, as vitaminas do seu suco ganham um up!
Talos e folhas: viram bolinhos, farofa, suflês, basta você picar bem picadinho e adicionar à sua receita tradicional
Restos de carne cozida ou frita: as de frango, você desfia, viram ótimas tortas, escondidinho e empadas, os restos de carne bovina, desfiados viram deliciosos croquetes.
Pó de café: um ótimo adubo, inibidor de formigas e mosquito da dengue e se você misturar aquele pó usado com água quente e jogar no ralo da pia, desentope tudo! Com os filtros usados, lave-os vem deixe secar e brinque de decoupagem com uma caixa que você quer mudar a cara, fica parecendo couro!
Enfim, essas foram algumas poucas dicas de como não desperdiçar alimentos e tornar nossa incursão na cozinha mais sustentável.

E você tem alguma receitinha de reaproveitamento de alimentos?

0 comentários:

Postar um comentário