Música e moda andam juntos?




Moda e música caminham juntas e se unem numa rede de influência que, ora mais ou menos, o reflexo de uma em outra sempre se faz notar.
Desde Elvis Presley, com seu jeans apertado, jaqueta de couro e topete que a música embala não só a maneira de viver e pensar dos jovens como todo o seu look. Nos anos 60 vieram os Beatles: franjinha, gola rolê e paletó passaram a ser uniformes obrigatórios de quem estava em sintonia com sua época.
"Os múltiplos estilos de vida são expressos através do modo de vestir, decorar e ornamentar o corpo, desde a década de quarenta aos anos noventa – todos esses estilos surgiram ao som oriundo das ruas das metrópoles, do jazz ao rock and roll, passando pelo pop, a disco music, ao som techno e suas variações eletrônicas."              ( Diana Galvão - A Customização do corpo)

Assim passamos a assistir um desfile de diferentes tendências e estilos que refletiam o espírito da juventude, representadas pelos seus ídolos da música. Inconformismo, transgressão, rebeldia estavam não só nos palcos, mas na moda. Grifes surgiam representando todo este life style.
Hippie, disco, punk se sucederam e, com muito estilo, inovaram o guarda roupa da população.
Como não citar James Joplin, Jimi Hendrix,David Bowie, Ramones, Madonna?
Nos anos 90 não foi diferente e mais uma vez vimos ascender a influência de uma banda, desta vez, os meninos de Seatle, do Nirvana,com suas sobreposições e camisas xadrezes fizeram virar moda o grunge.
A revolução eletrônica também não fez feio, a era dos clubbers foi divertida, uma nova estética para um novo tipo de música.
Hoje percebemos uma moda de rua vinda os guetos ao som do hip hop, os coloridos das bandas pop para os mais jovens  e também revivenciamos muito do que já foi visto, numa releitura particular e não menos interessante, os estilos imortalizados juntamente com a música, se fazem presentes.

Fonte: Mariana Valente

1 comentários: