#EscamboCultural : Literatura Brasileira


Bom dia meninas!
Vamos começar a segunda-feira fazendo uma deliciosa viagem literária que vai te levar diretamente para as montanhas de Minas Gerais?
Quem conhece este estado sabe do que eu estou falando. Gente simples, acolhedora, comida gostosa, pão de queijo, café de coador de pano, Milton Nascimento, cachoeiras, serras, cidades históricas, cachaça, geleia de cachaça, torresmo... Sim, Minas Gerais é uma delícia de estado e eu já tive o privilégio de morar lá e declaro aqui o meu amor!
Para quem não pode ir até Minas nos próximos dias eu recomendo uma viagem através deste livro do Fernando Sabino que narra a história de Geraldo Viramundo no livro O Grande Mentecapto, um andarilho que vive aventuras, paixões na grande Minas Gerais. Eu li este livro 02 vezes e nas duas eu dei enormes gargalhadas com as trabalhadas deste personagem único, divertido, inocente, bravo, forte e com uma imaginação ímpar.


Sinopse:
O Grande Mentecapto é um romance do escritor brasileiro Fernando Sabino publicado em 1979; narra às aventuras de Geraldo Viramundo, espécie de Dom Quixote brasileiro, que percorre Minas Gerais.
O início do livro mostra que Geraldo foi um menino como qualquer outro, tivera suas maluquices e peraltices, porém a história se desenvolve a partir das consequências de uma aposta entre Viramundo e seus amigos de que conseguiria fazer o trem parar em seu município, já que Rio Acima (a cidade do menino) não era originalmente ponto de sua parada. A narrativa apresenta diversas referências quixotescas, e de modo cômico e emocionante retrata como a vida pode surpreender quando menos se espera.
O livro foi adaptado ao cinema por Oswaldo Caldeira em 1989, com o mesmo nome.
Fonte: Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário