Sustentabilidade na moda é possível?



Começamos o ano e a expectativa é sempre pelas semanas de moda mundo a fora, teremos NY, depois Rio e São Paulo, que é onde se baseia a moda atual, mas diante de tudo isso a pergunta que fica: Alguém está pensando na sustentabilidade da coisa toda?

Estamos vivendo uma era em que a moda colaborativa e a preservação dos recursos naturais tem uma importância muito maior que aquele casaco de pele feito com trocentas chinchilas, tá o exemplo foi tosco, mas pode ter certeza que tem gente que ainda sonha com um desses.

Mas ainda há salvação para o mundo fashion.


Fundada por estilistas e empresários ingleses em 2005, o Ethical Fashion Forum (EFF) é uma organização sem fins lucrativos, que pretende vencer os desafios da sustentabilidade e transformar a indústria da moda de forma colaborativa.

Desde que escândalos sobre a indústria da moda estouraram na mídia internacional, com denúncias sobresweatshops e impactos ambientais significativos na década de 1990, este grupo de empreendedores observou um movimento na indústria. Muitos buscavam soluções sustentáveis, mas nesta época a informação sobre o assunto era muito rara e bastante pulverizada.

Eles então perceberam que a partir de uma iniciativa unificada, com uma comunicação inteligente, disseminação de informação de qualidade e compartilhamento de práticas e pesquisas, uma rede de moda ética poderia ser criada. Eles acreditavam que esta rede daria força para abrir mercados de fair trade e produtores orgânicos facilitando a execução de um negócio sustentável. Assim nasceu o Fórum. Hoje o EFF representa mais de 6.000 membros e está presente em mais de 100 países.

Fora o EEF temos vários coletivos que trabalham com a premissa da preservação, confeccionando tecidos orgânicos de cores diferentes do marrom e também projetos como o nosso que faz troca de roupas e sapatos, diminuindo assim o consumo e por consequência a utilização de recursos não renováveis.

E aí vamos ser mais ecológicos sem deixar de ser fashion?

Fonte:EEF
Foto: Google Images

0 comentários:

Postar um comentário